Dicas

Dicas simples para organizar as suas ferramentas

Tem as suas ferramentas espalhadas pela casa e nunca as encontra quando precisa?

Já teve de sair, de propósito, para comprar uma ferramenta que precisava, porque não conseguiu encontrá-la na sua casa?

Preparámos este artigo a pensar em si!

A ideia para este artigo surgiu durante um processo de organização em que o objetivo era otimizar o espaço de arrumação da casa, organizando todos os armários.

O curioso foi encontrar ferramentas ou acessórios em todos os armários:

  • Havia um martelo e uma chave de fendas no armário do escritório;
  • Os parafusos e as buchas estavam na gaveta da entrada;
  • Na despensa estava a parafusadora elétrica…

Sempre que era preciso fazer um pequeno arranjo, o cliente não conseguia encontrar nada do que precisava e, ou acabava por desistir da tarefa, ou voltava a comprar a ferramenta que precisava no momento.

A solução, neste caso, foi juntar todos os itens num só espaço. Desta forma conseguimos perceber a variedade e quantidade de ferramentas duplicadas e triplicadas que o cliente já tinha e encontrar um espaço único para guardar todos estes itens.

 

Organize as suas ferramentas de uma forma simples e prática

Durante este trabalho foi necessário criar uma lista de dicas para que o cliente pudesse reaplicar, ao longo do tempo, e garantir que não perdia o controlo da organização das suas ferramentas, novamente.

Por isso, criámos 6 dicas simples que queremos partilhar também consigo e que vão ajudar a organizar as suas ferramentas de uma forma muito prática:

 – Separe as ferramentas por categorias

Dê uma volta a sua casa e junte todas as ferramentas num mesmo espaço, para que consiga perceber a quantidade de ferramentas que tem.

De seguida, separe-as por tipos, de forma a facilitar o processo de organização e para que, depois de arrumadas, as consiga encontrar mais rapidamente.

Poderá agrupá-las, por exemplo, de acordo com o seu tamanho ou finalidade, como ferramentas manuais, elétricas e outros acessórios, tudo de forma a facilitar.

 

Imagem: Ferramentas por ordem de tamanhos. Fonte: Astryd Mad no Pixabay

 – Encontre um local próprio para guardar as suas ferramentas

Encontre um espaço na sua casa para arrumar e organizar as ferramentas. Assim vai saber onde deve procurar o que precisa, sempre que for necessário

 – Elimine as ferramentas que já não lhe são úteis

Desfaça-se das ferramentas que já não estão em condições e ganhe espaço, tanto para as que estão em bom estado, como para as novas que irá necessitar de comprar para substituir as partidas ou gastas.

 – Aposte em caixas organizadoras

Recorra aos acessórios específicos de organização, como as caixas organizadoras!

São excelentes para manter os itens comuns agrupados, não os deixando escorregar nos armários ou gavetas. São ótimos tanto para ferramentas grandes e pequenas.

 – Utilize painéis verticais para organizar as ferramentas

Os painéis de madeira com furos em toda a superfície, além de facilitarem a organização dos seus equipamentos, tornam a procura muito mais rápida, porque estes estão ao alcance dos nossos olhos.

Além disso, vai conseguir aproveitar o espaço vertical dos armários ou da sua garagem/arrecadação, que de outra forma ficaria desperdiçado.

 

Imagem: Ferramentas organizadas na vertical. Fonte: Free Photos no Pixabay

 – Tenha disciplina, para manter tudo sempre organizado

Com tudo organizado no seu lugar, o próximo passo é manter a rotina e disciplina colocando as ferramentas utilizadas no seu devido lugar após cada utilização.

Comprometa-se também a encontrar um local apropriado para cada nova ferramenta que comprar e faça uma limpeza periódica ao espaço.

 

Com estas dicas, vai ver que é muito mais fácil manter o espaço das suas ferramentas sempre organizado!

Além disso, vai poupar muito tempo sempre que precisar de alguma das ferramentas e vai deixar de haver desculpas para não fazer aqueles pequenos arranjos que vão sendo necessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *